sábado, 17 de novembro de 2012

Resenha



Resenha Cartas & Sombras - por Gislene Vieira de Lima, autora de:

Num primeiro momento, ler esta obra dá a sensação de se estar observando partes de um todo. Por conta desta proximidade, não conseguimos vislumbrar exatamente o que estamos vendo, no entanto, os contornos que nos vão sendo mostrados são interessantes, intrigantes, nos provocando a acompanhar o afastamento da cena propiciado pelo escritor até sermos capaz de enxergar a história como um todo.

Cartas e Sombras é uma história difícil de precisar por seus vários elementos. Um pouco espírita talvez? Um drama? Um mistério? Um romance? Tantas histórias couberam dentro da narrativa que o que temos ao final é simplesmente um recorte de vida, pura e simples, onde todos estes elementos de misturam e se entrelaçam.

Ali encontramos o bom Bruno, a inconsequente Leila, a carente Renata, a forte Sandra, o fiel Adalberto, o pérfido “Italiano”, a misteriosa Camila vivendo separadamente suas vidas que aos poucos vão se transformando nos retalhos de algo maior que nas mãos do habilidoso escritor vão sendo costuradas com mão firme e muita sensibilidade, permitindo ao leitor perceber que assim como na vida real, a vida das personagens está profundamente entrelaçada mesmo que eles não sejam capazes de perceber isso.

A capa com seus detalhes do Coliseu pareceram desconectadas do contexto em um primeiro momento. Porém, ao longo da leitura é possível compreender o real motivo de sua inspiração.

A forma como os capítulos foram divididos acabaram ajudando nesta sensação de recorte e desconexão. Confesso que fiquei um pouco irritada com estes cortes de tempo num primeiro momento. Mas o propósito desta estrutura se torna claro e se revela fundamental para a forma narrativa escolhida pelo escritor. Acaba tornando a leitura em um conjunto de pistas e caberá ao leitor inteligente compreender esses indícios para compor a trama final.

A história, num apanhado geral, acompanha a vida do protagonista Bruno, um rapaz de boa índole que procura, como todos nós, alcançar o seu punhado de felicidade em sua vida apesar de todos os reveses que esta mesma insiste em por em seu caminho. Reveses estes que se iniciam no Brasil, passam por tragédias e perdas pessoais e acabam desembocando na romântica Itália.

Cartas e Sombras é uma obra inteligente que transforma a banalidade da vida em algo pulsante, valioso, cheio de significado, revelando um autor sensível à fragilidade humana e capaz de descrever seus anseios e vicissitudes de uma forma viva, próxima do leitor. Um livro com uma magia própria à qual eu convido todos os apreciadores de boas histórias a mergulhar despojado de seus conceitos de tempo e espaço. Abrace Cartas e Sombras e aprenda sobre o verdadeiro valor da vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



*******-------*******-------*******-------*******-------*******-------*******-------*******


Sua presença, aqui, é que faz a diferença.
Meu Twitter: JCHesse
Abraços, J.C.Hesse (procure no google)